Maternidade São José se pronuncia após morte de bebê em Itabaiana: “Seguimos os protocolos do SUS”

A direção da Maternidade São José, em Itabaiana, se pronunciou publicamente nesta quarta-feira (2), durante coletiva de imprensa convocada para esclarecer a morte de um bebê ocorrida na unidade no início da semana. Representantes da assessoria jurídica e técnica da maternidade ressaltaram que não houve negligência e afirmaram que todos os protocolos recomendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram seguidos no atendimento à gestante.
“Não foi detectado nenhum problema no atendimento inicial da gestante, que estava com 40 semanas. A gestação pode ir até 41 semanas. Por essa razão, foi orientado que a mesma retornasse para sua residência”, afirmou a equipe.
Ainda segundo a maternidade, “não há como prever a evolução de cada caso e, até o momento, não foi determinada a causa exata da morte”.
O caso aconteceu na última segunda-feira (30). Segundo familiares, a jovem grávida deu entrada na maternidade com fortes dores e sinais de trabalho de parto, mas foi liberada e orientada a voltar para casa. Horas depois, com o agravamento do quadro, ela retornou à unidade em situação de emergência.
A cesariana foi feita com urgência, mas o bebê não resistiu. A família acusa a maternidade de negligência médica e afirma que a demora no atendimento teria ocorrido porque a gestante não tinha condições de pagar por um a cirurgia particular.
Abalados, os familiares agora cobram explicações da direção e pedem justiça. Eles também denunciam a falta de assistência adequada no atendimento público.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.