Sergipe amplia leitos de UTI pediátrica diante do avanço de casos graves de síndromes respiratórias

Diante do aumento de casos graves de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) entre crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (2) que vai abrir um edital para credenciar 20 novos leitos de UTI pediátrica no estado.
Atualmente, Sergipe conta com 30 leitos destinados a crianças em Unidades de Terapia Intensiva, e com essa expansão, o total chegará a 50 leitos, além dos seis leitos de alta complexidade disponíveis no Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse).
O crescimento da demanda era esperado dentro do Plano da Sazonalidade, que prepara a rede para os períodos com maior circulação de vírus respiratórios. Porém, neste ano, a elevação dos casos foi mais rápida e intensa, principalmente desde a segunda quinzena de junho.
Vacinação continua sendo a melhor proteção
A SES reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves dessas síndromes. Em Sergipe, a cobertura contra a influenza está abaixo do ideal, com apenas 40% das crianças do público-alvo imunizadas, enquanto a meta é alcançar 90%.
Por isso, a Secretaria faz um apelo aos pais e responsáveis para manterem a caderneta de vacinação das crianças atualizada, garantindo a proteção da saúde infantil.
Em Itabaiana, as vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.