Sergipe registra queda de 75% nos homicídios dolosos em 9 anos

Sergipe vive um momento inédito na área da segurança pública. O estado registrou, no primeiro semestre de 2025, uma queda de 75,1% nos homicídios dolosos em relação ao mesmo período de 2016, ano considerado o mais violento de sua história. Os dados, divulgados pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), apontam ainda uma redução de 16% na comparação com os seis primeiros meses de 2024.
Entre janeiro e junho deste ano, foram contabilizados 155 homicídios dolosos, contra 185 no mesmo intervalo de 2024 e 622 em 2016. Isso significa que, em quase uma década, o estado conseguiu preservar pelo menos 467 vidas por meio de políticas integradas e investimentos estratégicos no setor de segurança.
O mês de junho de 2025 também estabeleceu um novo marco positivo: com 23 homicídios dolosos registrados, foi o mês com o menor número de mortes violentas desde o início da série histórica, em 2003. Naquele mesmo mês, há 22 anos, haviam sido contabilizadas 56 ocorrências do tipo.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, o resultado reflete a força do trabalho conjunto das instituições policiais. “A integração entre as polícias Civil, Militar e Científica tem sido decisiva para os resultados que estamos alcançando. Além disso, os investimentos em tecnologia, estrutura, inteligência e valorização profissional fortalecem nossas ações e tornam Sergipe o estado mais seguro do Nordeste”, afirmou.
Redução mais expressiva no interior
Segundo o levantamento da CEACrim, o interior do estado foi a região que apresentou a maior queda percentual. Foram 71 homicídios dolosos registrados no primeiro semestre de 2025, contra 89 no mesmo período do ano anterior — uma redução de 20,2%, o equivalente a 18 vidas preservadas.
Aracaju e região metropolitana também registram avanços
Na capital, Aracaju, a retração também foi significativa. Os homicídios dolosos caíram de 64 para 52 entre o primeiro semestre de 2024 e o de 2025, uma redução de 18,8%.
Já na região metropolitana — que engloba os municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros —, os dados indicam estabilidade. Foram 32 homicídios dolosos registrados neste ano, contra 31 no ano anterior.
Os números reforçam a tendência de queda da violência letal em Sergipe e posicionam o estado como referência em políticas de segurança pública no Nordeste brasileiro. Especialistas acreditam que a manutenção de investimentos, o uso estratégico de dados e o fortalecimento da atuação interinstitucional serão fundamentais para a continuidade desses resultados.
Com informações SSP-SE
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.