Petrobras retoma produção da Fafen em Sergipe após quase um ano parada

A Petrobras iniciou a retomada das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Sergipe. A produção de amônia começou no dia 31 de dezembro, após a unidade ficar paralisada desde março de 2024.
A Fafen Sergipe tem capacidade instalada para produzir 1,8 mil toneladas de ureia por dia. Somada à unidade da Bahia, que produz até 1,3 mil toneladas diárias, a expectativa é de geração de cerca de 800 empregos diretos e indiretos.
A fábrica estava arrendada à Unigel desde 2020, mas teve as operações suspensas após a empresa alegar inviabilidade econômica. Com o fim do contrato, a Petrobras realizou nova licitação. A Engeman Manutenção de Equipamentos venceu o processo e passou a operar a unidade como prestadora de serviços, enquanto a Petrobras ficou responsável pela comercialização.
Implantada em 1980, a Fafen é considerada estratégica para o setor industrial do estado e já passou por sucessivas paralisações ao longo dos últimos anos. Ainda não há prazo divulgado para que a unidade volte a operar com capacidade total.
Por Redação
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
