Polícia impede furto a joalherias em Aracaju; três suspeitos morrem em confronto
Na manhã desta terça-feira (9), a Polícia Civil frustrou um plano de furto a joalherias em Aracaju. A ação foi resultado de um trabalho conjunto entre a Divisão de Inteligência (Dipol) e o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), que identificaram a atuação de três homens oriundos de Goiás e do Distrito Federal, todos com antecedentes por crimes semelhantes em diferentes estados do país.
Na noite de segunda-feira (8), os suspeitos foram flagrados dentro do shopping fazendo levantamento em duas joalherias. As imagens de câmeras de monitoramento, aliadas ao suporte da equipe de segurança corporativa do estabelecimento, confirmaram que o trio realizava o chamado “reconhecimento prévio” das lojas, etapa comum em ações criminosas desse tipo. A polícia apurou que o furto seria executado no início da manhã, assim que os estabelecimentos abrissem.
As equipes seguiram monitorando os suspeitos até localizá-los em uma pousada na Zona Sul da capital. Durante a tentativa de abordagem, os homens reagiram à presença dos policiais e houve troca de tiros. Eles foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.
O diretor do Cope, delegado Denival Eloi, destacou a importância do trabalho de inteligência para a prevenção do crime: “A partir do trabalho de inteligência desenvolvido pela Dipol, conseguimos antecipar a ação criminosa e evitar que esses indivíduos praticassem mais um furto contra joalherias, como já fizeram em outros estados. Eles já têm condenações por esse tipo de crime e, inclusive, um deles estava com tornozeleira eletrônica, que havia sido desativada na semana passada para participar desse ilícito”, explicou.
A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) reforçou a relevância do Disque-Denúncia 181 como ferramenta de combate ao crime organizado. O canal, segundo a SSP, tem sido fundamental para ações preventivas e operações de inteligência como a realizada nesta terça-feira.
Com informações da SSP
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.