Portal Itnet

Sergipe sobe em Ranking Nacional de Competitividade com gestão fiscal eficiente

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Sergipe sobe em Ranking Nacional de Competitividade com gestão fiscal eficiente

Sergipe tem se destacado nos últimos anos como um destino atrativo para investidores, graças à sua localização estratégica, políticas de segurança jurídica, e transparência na aplicação dos recursos públicos. A aprovação da Lei Complementar 397, que institui o Marco Fiscal Estadual, foi um dos principais avanços nesse sentido, garantindo o equilíbrio entre receitas e despesas e permitindo investimentos em infraestrutura e serviços essenciais.

Esse cenário positivo refletiu no Ranking de Competitividade dos Estados, onde Sergipe obteve a segunda maior melhoria na gestão fiscal em 2024, subindo do 20º para o 11º lugar nacional e alcançando a 3ª posição no Nordeste. O estado avançou em indicadores como resultado primário, gasto com pessoal e poupança corrente.

O governo também tem adotado a concessão de serviços públicos como estratégia para atrair novos investimentos. Um exemplo é a concessão parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), prevista para gerar 7 mil empregos diretos e 13 mil indiretos, com investimentos de mais de R$ 6 bilhões. A concessão faz parte das medidas para cumprir o Novo Marco Legal do Saneamento e melhorar o acesso a água potável e esgotamento sanitário.

Além disso, Sergipe tem buscado captar recursos para investimentos em infraestrutura, como a construção de um novo viaduto, a reconstrução de 520 km de rodovias e a modernização da saúde e do turismo. O estado já contratou empréstimos que totalizam quase R$ 1,4 bilhão para esses projetos, preparando a região para receber mais investimentos privados e impulsionar o desenvolvimento econômico.

 

 

 

Com informações do Governo de Sergipe

Foto: Arthuro Paganini

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga A Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você