Deputada Linda Brasil propõe PL após casos de violência policial em Sergipe
A proposta gerou reações divergentes.

A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) apresentou um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa de Sergipe que propõe a criação da Política Estadual de Segurança Cidadã e Preservação da Vida nas Atividades Policiais. A iniciativa vem após um fim de semana marcado por episódios relacionado a policiais, incluindo a morte de Wemisson Marcenas, jovem pedreiro morto durante uma abordagem em Japaratuba, e o assassinato de Vanessa de Jesus, baleada por um policial da reserva em Aracaju. Outro caso que gerou repercussão foi a agressão contra uma mulher trans no município de Telha, cometida por um policial de folga.
A deputada classificou os episódios como “brutais” e cobrou punição aos responsáveis. “As pessoas que praticaram esses crimes brutais se comportam como se estivessem na Idade Média, se sentem justiceiros”, declarou. O PL propõe medidas como um banco de dados público sobre mortes em ações policiais, suporte jurídico e psicológico para vítimas e familiares e formação obrigatória de policiais com foco em direitos humanos.
A proposta gerou reações divergentes. Enquanto entidades de direitos humanos e movimentos sociais apoiam a iniciativa como um avanço na proteção da população, setores ligados à segurança pública demonstram preocupação com possíveis restrições à atuação policial. O debate deve ganhar força nas próximas semanas, conforme a matéria avança na Assembleia Legislativa.
O governo do estado ainda não se pronunciou oficialmente sobre o projeto. No entanto, diante da repercussão dos casos recentes, o tema promete movimentar o cenário político sergipano e colocar a segurança pública no centro das discussões legislativas.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.