Governo de Sergipe divulga calendário de matrículas para o ano letivo de 2025

Para garantir a permanência dos alunos sergipanos na rede pública estadual de ensino e facilitar o ingresso de novos estudantes, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), anunciou o calendário de matrículas para o ano letivo de 2025. As inscrições serão realizadas de forma totalmente virtual, no Portal da Matrícula Online, entre os dias 8 e 24 de janeiro de 2025, conforme estabelecido pela Portaria nº 5560/2024.
O processo será dividido em três fases. A primeira, destinada à renovação das matrículas dos alunos já matriculados, ocorrerá de 8 a 10 de janeiro. Na segunda fase, de 15 a 17 de janeiro, será o período para transferências de estudantes entre escolas da rede estadual. A última fase, voltada para os estudantes novatos, ocorrerá entre 22 e 24 de janeiro.
A Secretaria de Educação orienta pais, alunos e responsáveis sobre a importância de realizar o cadastro ou atualizar os dados no Portal da Matrícula Online, a fim de evitar contratempos durante o processo. O cadastro de dados pessoais no sistema é crucial para garantir o acesso ao código e à senha do aluno, facilitando a matrícula, especialmente para novatos. Além disso, os alunos da rede estadual devem acessar o portal para conferir e, se necessário, atualizar suas informações cadastrais.
Jaqueline Andrade, coordenadora do Núcleo Gestor da Matrícula Online da Seduc, destaca a importância da atualização de dados. “A plataforma permite ainda a redefinição da senha de acesso em caso de esquecimento”, afirma. A Seduc também recomenda que os alunos incluam o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no cadastro, pois ele facilita a identificação no sistema educacional e agiliza o gerenciamento dos dados.
Após a conclusão do processo de matrícula online, os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola para entregar a documentação necessária, como certidão de nascimento, comprovante de residência e cartão de vacinação, entre outros documentos.
Com 163.710 alunos matriculados em 318 escolas da rede estadual em 2024, o Governo de Sergipe espera um aumento no número de matrículas para o próximo ano. Além disso, as escolas estaduais seguem passando por investimentos, com reformas e a instalação de sistemas de climatização, visando proporcionar um ambiente de ensino mais moderno e confortável para os estudantes.
Com informações GOV-SE
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.