Portal Itnet

Governo Federal reconhece emergência em Poço Verde Devido à estiagem

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Governo Federal reconhece emergência em Poço Verde Devido à estiagem

Na quarta-feira (18), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em dez municípios brasileiros que enfrentam a grave estiagem. As cidades afetadas incluem Presidente Figueiredo, no Amazonas; Água Branca e Poço das Trincheiras, em Alagoas; Irajuba, Itiúba e Riacho de Santana, na Bahia; Borrazópolis, no Paraná; Petrolândia e Santa Cruz, em Pernambuco; e Poço Verde, em Sergipe.

Este reconhecimento é parte de uma ação maior, uma vez que, até o momento, 380 municípios em todo o Brasil já têm o status de emergência federal devido à estiagem severa. Com a situação reconhecida, as prefeituras dessas cidades agora podem solicitar recursos do Governo Federal para implementar ações de defesa civil. Entre as medidas possíveis estão à aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene.

As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), uma plataforma que visa facilitar o acesso a recursos emergenciais. Para garantir a eficácia dessa ferramenta, a Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos a distância voltada à capacitação de agentes municipais e estaduais. Essas capacitações são fundamentais para qualificar os profissionais que atuam nas áreas de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

A estiagem tem causado sérios impactos na vida das comunidades afetadas, e a mobilização dos órgãos competentes é crucial para solucionar os danos. O suporte federal pode fazer a diferença na assistência humanitária e na recuperação das condições mínimas de sobrevivência para os cidadãos dessas localidades. As autoridades locais agora se mobilizam para garantir que os recursos sejam solicitados de forma eficiente, visando minimizar os efeitos da crise hídrica.

Com informações MIDR

O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga A Itnet  no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você