Portal Itnet

‘Sergipe no Mundo’: programa inicia nova etapa com emissão de passaportes para 100 alunos

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
‘Sergipe no Mundo’: programa inicia nova etapa com emissão de passaportes para 100 alunos

Os primeiros passos rumo a uma experiência internacional foram dados na última quarta-feira (2) pelos estudantes selecionados para a edição 2025 do programa ‘Sergipe no Mundo’, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A etapa envolveu a entrega de documentos para a emissão de passaportes na sede da Polícia Federal, localizada no Aeroporto Internacional de Aracaju.

Acompanhados de seus responsáveis, os alunos passaram por entrevistas rápidas e realizaram os trâmites necessários para garantir o documento em tempo hábil. Com os embarques previstos para datas diferentes já a partir deste mês, a prioridade é que todos estejam com o passaporte em mãos.

As gêmeas Laís e Júlia Barros, alunas do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, viveram esse momento com entusiasmo e ansiedade. As duas vão embarcar juntas para Lyon, na França. “O processo foi tranquilo e os policiais foram muito atenciosos”, relatou Laís. Júlia completou: “Por enquanto, estamos focadas na documentação. Na próxima semana, começamos a organizar a bagagem”.

Outro estudante que demonstrou empolgação foi João Lucas Lisboa, do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa. Ele viajará para Waterford, na Irlanda, e destacou o apoio oferecido pelo programa. “É ótimo que o governo esteja cobrindo os custos da documentação e nos orientando. Caso surja algum problema, temos tempo e suporte para resolver”, afirmou. João também revelou a realização de um sonho: “Desde criança tenho vontade de sair do país. Aprendi inglês jogando videogame, e agora vou poder usar na vida real. Estou muito animado”.

Acolhimento e orientação familiar

Durante toda a ação, a equipe da Seed acompanhou de perto o processo, oferecendo suporte às famílias e esclarecendo dúvidas. O coordenador do Centro Estadual de Idiomas (CEI), Waldinei Santos Silva, reforçou o compromisso com cada detalhe. “Acompanhamos a documentação com muito cuidado e também explicamos aos pais como será a experiência no exterior, com quem os alunos vão ficar e como será o embarque. Tudo para garantir tranquilidade”.

Uma política de internacionalização da educação pública

O ‘Sergipe no Mundo’ é uma política pública de internacionalização da educação estadual, instituída pelas Leis nº 9.040/2022 e nº 9.060/2025. Além dos intercâmbios estudantis, o programa prevê formação de professores e ensino bilíngue, por meio do Centro Estadual de Idiomas (CEI), com sede em Aracaju e polos espalhados pelas diretorias regionais de educação.

A primeira edição, realizada em 2024, investiu mais de R$ 4,3 milhões para levar 49 estudantes a países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Espanha e Irlanda. Já a edição de 2025 amplia a iniciativa: 100 alunos da rede pública estadual participam do intercâmbio, com destino a dez cidades em nove países, incluindo Brighton e Cambridge (Inglaterra), San Diego (EUA), Vancouver (Canadá), Camberra (Austrália), Sevilha e Málaga (Espanha), Waterford e Galway (Irlanda), além de Lyon (França). 




Com informações do Governo de Sergipe


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você