Dia E da Ebserh mobiliza hospitais universitários de Aracaju e Lagarto neste sábado, 13
HU-UFS e HUL-UFS realizarão mutirão com quase 5 mil atendimentos neste sábado

Neste sábado (13), os hospitais universitários federais de Sergipe participarão do Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos. A ação integra um esforço nacional que mobiliza os 45 hospitais universitários da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em todo o país.
No estado, o Hospital Universitário da UFS em Aracaju (HU-UFS) e o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) receberão pacientes que aguardam por cirurgias, exames ou consultas, totalizando cerca de 5 mil atendimentos. Segundo Flávia Janólio, gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS, o mutirão faz parte de um esforço conjunto entre a Ebserh e o Ministério da Saúde para agilizar o acesso a procedimentos já indicados aos usuários do SUS.
O HUL-UFS, referência para a região centro-sul de Sergipe, também atende pacientes de municípios vizinhos e de outras regiões do estado. No mutirão, o hospital realizará cirurgias da mão, ortotraumatologia, aparelho digestivo, cirurgia geral, além de exames laboratoriais e de imagem, e consultas ambulatoriais em diversas especialidades.
No HU-UFS, as ações incluirão exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, densitometria óssea, ecocardiograma e endoscopia digestiva, além de exames laboratoriais, testes de caminhada e punções em mastologia. Também estão programadas cirurgias em áreas como vascular (com espuma), otorrinolaringologia (septo e tímpano), geral (vesícula), plástica, urologia (cistolitotomia e hérnias) e orofaciais.
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é ampliar o acesso da população a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos, contribuindo para reduzir filas e o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde seu lançamento, o projeto mobiliza os 45 hospitais universitários da rede, promovendo mutirões, turnos extras e engajamento de residentes e graduandos, reforçando a formação profissional e o atendimento humanizado à população.
Com informações da Ebserh
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
