IPVA 2026: governo publica calendário e confirma desconto para pagamento antecipado

O Governo de Sergipe divulgou na última terça-feira (9), por meio do Diário Oficial, o calendário de pagamento do IPVA 2026. Quem quiser aproveitar o desconto de 10% deverá quitar o imposto em parcela única até 31 de março do próximo ano.
A partir de 1º de janeiro, o pagamento pode ser feito no Banese, utilizando o Documento Único de Arrecadação (DUA) emitido pelo site do Detran/SE, ou o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponível no portal da Sefaz. Para quem decidir não aderir ao desconto, o prazo passa a seguir o mês correspondente ao final da placa do veículo.
Pelo cronograma, automóveis com placas de final 1 e 2 devem pagar até 30 de abril; já os de final 3 e 4 têm até 29 de maio. As datas seguem ao longo do ano e se encerram em novembro, quando vence o IPVA para veículos de final 0. O imposto também poderá ser parcelado em até dez vezes no cartão de crédito, com acréscimos definidos pelas operadoras.
Isenções
Motoristas que precisam renovar a isenção do IPVA terão entre 1º de janeiro e o vencimento do licenciamento de 2026 para fazer a solicitação. Um proprietário de veículo com final 7, por exemplo, terá até 31 de agosto para realizar o pedido. No caso dos beneficiários do programa Rode Bem, a solicitação deve ser feita até 31 de dezembro de 2025.
Valores
Os valores do IPVA de veículos usados são calculados com base na alíquota prevista na Lei 7.655/2013 e no preço de mercado indicado pela tabela Fipe. Para veículos novos, a referência é o valor da nota fiscal.
Automóveis e utilitários que custam menos de R$ 120 mil pagarão 2,5% sobre o valor de mercado. Acima desse montante, a alíquota passa para 3%. Para ônibus, micro-ônibus e caminhões, a cobrança é de 1%, enquanto motocicletas e similares pagam 2%.
A tabela oficial com os valores de referência será publicada no site da Sefaz em 2 de janeiro de 2026.
Com informações da ASN
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.
