Portal Itnet

Julgamento no TRE-SE pode definir nesta sexta-feira futuro do mandato do deputado federal Ícaro de Valmir

Mesmo que a corte vote pela cassação da chapa, Ícaro permanece no cargo, pois cabe recurso

Compartilhar via Facebook
Compartilhar via Twitter
Compartilhar via Whatsapp
Julgamento no TRE-SE pode definir nesta sexta-feira futuro do mandato do deputado federal Ícaro de Valmir

Na próxima sexta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizará o julgamento de um processo que pode alterar os rumos da representação sergipana na Câmara dos Deputados. A ação, que tramita em segredo de justiça, discute a validade da candidatura de Stephany, filha do empresário Teixeira Caminhões, para o cargo de deputada federal nas eleições de 2018, pelo Partido Liberal (PL).

O cerne do processo está na aplicação das cotas de gênero, que exige que pelo menos 30% das candidaturas sejam destinadas a mulheres. Caso a corte entenda que Stefany não foi efetivamente candidata, o partido não teria cumprido a cota mínima, o que pode levar à cassação de toda a chapa proporcional.

Se o TRE-SE decidir pela cassação, o deputado federal Ícaro de Valmir poderá perder o mandato. No entanto, mesmo que a decisão seja desfavorável, ele continuará no cargo até que todos os recursos sejam analisados pelas instâncias superiores.

A informação foi divulgada com exclusividade pelo jornalista Luiz Carlos Focca, durante o programa Itnet Notícias. O caso tem gerado grande expectativa nos bastidores da política sergipana, uma vez que pode provocar uma reconfiguração nas cadeiras da bancada federal do estado.

O julgamento será acompanhado de perto por lideranças políticas e juristas, dada a relevância da decisão para o cenário político regional e nacional.


O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Nossas redes sociais:

Comentários
Você precisa entrar para comentar
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Mais para Você