Operação Depósito a Conferir” desarticula associação criminosa em Itabaiana e outras cidades de Sergipe
Esquema fraudulento causou prejuízos de mais de R$ 500 mil; líder do grupo e principais envolvidos foram presos
A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia Regional de Itabaiana e da Divisão de Repressão a Crimes Patrimoniais (Depatri), concluiu nesta terça-feira, 11, a "Operação Depósito a Conferir", desarticulando uma associação criminosa responsável por aplicar golpes em todo o estado. O esquema, que causou um prejuízo estimado de R$ 544 mil, vitimou mais de 100 pessoas.
O principal líder do grupo foi preso em Itabaiana, enquanto outros integrantes foram localizados em Aracaju e Campo do Brito. A operação contou com o cumprimento de nove mandados judiciais, incluindo prisões preventivas, buscas e apreensões, internação de adolescente e medidas cautelares diversas da prisão. Contas bancárias foram bloqueadas e bens dos envolvidos, como veículos e imóveis, foram sequestrados para ressarcir as vítimas.
Modus operandi sofisticado
As investigações apontam que o grupo utilizava comprovantes de pagamento falsificados — gerados a partir de depósitos de envelopes vazios — e identidades fictícias para aplicar os golpes, especialmente em negociações de veículos e bens de alto valor. Além disso, os criminosos operavam com diversos aparelhos celulares e dezenas de chips para dificultar a rastreabilidade dos atos ilícitos.
Participação feminina e lavagem de dinheiro
Durante a operação, uma mulher foi detida e teve a liberdade restrita com monitoração eletrônica. Segundo a investigação, ela teria registrado bens em seu nome e simulado vínculos empregatícios com o líder da organização, ocultando e dissimulando a origem dos recursos ilícitos.
Colaboração das vítimas é fundamental
Até o momento, 43 boletins de ocorrência foram registrados, mas a Polícia Civil acredita que o número de vítimas pode ser muito maior. Diante disso, as autoridades orientam que outras pessoas que tenham sido prejudicadas pelo grupo, especialmente em negociações de veículos ou transações feitas com comprovantes de pagamento não concretizados, procurem a Delegacia Regional de Itabaiana para registrar o boletim de ocorrência.
A Polícia Civil reforça que a colaboração das vítimas é fundamental para garantir a reparação dos prejuízos e fortalecer as ações de combate às organizações criminosas. Denúncias anônimas também podem ser feitas pelo Disque-Denúncia, no telefone 181.
A operação teve o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), do 3º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Itabaiana.
O Grupo Itnet reforça o compromisso com o jornalismo regional, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Siga a Itnet no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.